20/09/07

Temptation



Este projecto baseia-se no quadro “Adão e Eva” de Dürer que tem como propósito, reflectir sobre o pensamento cristão, em que o ser humano se diferencia claramente de masculino e feminino.
Esta jóia materializada sob a forma de pulseira, além de retratar essa evidência, confronta este dogma com a realidade actual.
Desta reflexão resulta uma composição com a particularidade de ser constituída por cinco peças rectangulares movíveis, que formam um todo interactivo para o seu utilizador.
Cada peça possui duas faces distintas. Enquanto que uma contém uma parte do corpo de Adão, a outra, oposta, contêm uma imagem correspondente, mas no corpo da Eva.
A mobilidade destas peças, que giram sobre si mesmas pretendem que o seu utilizador possa combinar as diferentes partes do corpo de Adão e Eva, raciocinando, ao mesmo tempo, no facto de existir algo mais para além da heterosexualidade.
E isto como acontece? Imaginemos que temos as partes do corpo da Eva no mesmo lado e no lugar do sexo da Eva está o do Adão. Aí podemos observar que existem diversas formas de combinação que fogem do “padrão” social correcto, e se manifesta noutras formas de sexualidade como os transexuais e os travestis.
“Temptation” tem por objectivo principal quebrar com estes padrões já pré-estabelecidos pela sociedade e levar a que as pessoas reflictam sobre a existência de outras formas de sexualidade, que não são nada de outro mundo, mas sim tão comuns como um simples trocar de uma peça do corpo de Adão e Eva.

Sem comentários: